O que é o EICA?

A constatação de que a informação, a comunicação, a cultura e a mídia vêm assumindo lugar crucial nos dilemas ambientais contemporâneos levou os pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA) a propor um espaço aberto de reflexões que possam subsidiar e fomentar ações de enfrentamento e transformação. Foi assim que nasceu a ideia do 1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), realizado em abril de 2011, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Com uma abordagem singular, o 1º EICA teve como conferencista de abertura o geógrafo Carlos Walter Porto-Gonçalves, professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense e autor do livro “A globalização da natureza e a natureza da globalização”. O Encontro recebeu 110 inscritos de 15 cidades brasileiras, e surpreendeu os organizadores e participantes pela qualidade das apresentações, dos debates e das pesquisas divulgadas nas comunicações orais. Durante as mesas temáticas, nove palestrantes de outros estados apresentaram resultados de estudos e de experiências altamente relevantes em temas que relacionam meio ambiente, comunicação, educação e desenvolvimento local, e foram assistidos por um público médio de 150 pessoas, já que as atividades do Encontro foram franqueadas a ouvintes não inscritos (mas sem direito a certificados).

O caráter nacional do evento foi garantido também pela configuração do Conselho Científico, formado por dez professores doutores de diferentes áreas de conhecimento, dos quais seis de outras universidades federais de quatro regiões do país (exceto a Norte). Foram quase 40 trabalhos aprovados para as sessões de comunicação oral, entre artigos científicos e relatos de experiências, o que propiciou oportunidades de interação entre pesquisadores e profissionais que atuam em atividades de comunicação ambiental, ou em suas interfaces, como a educação ambiental (o que não é comum em eventos acadêmicos no Brasil).

Destaque-se, por fim, a parceria do LICA com o Prodema-UFS, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente organizado em rede na Região Nordeste, que não só contribuiu para qualificar o Encontro como um evento de pesquisa, como ratificou o seu caráter interdisciplinar. O resultado dessa primeira experiência pode ser conferido nos Anais do EICA (http://licaufs.blogspot.com/p/anais-eica-2011.html) e na cobertura do evento realizada por alunos de jornalismo da UFS.

Em maio de 2013, o LICA realizou o 2º EICA, desta vez em parceria com o então recém-criado Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM-UFS) e com uma abrangência internacional, tanto em função do conferencista convidado quanto da participação de pesquisadores de outros países no Conselho Científico, além de professores doutores de todas as regiões do Brasil. Além disso, estiveram presentes pesquisadores de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de Sergipe.

A conferência de abertura ficou a cargo do economista equatoriano Alberto Acosta, professor e pesquisador da FLACSO - Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales e ex- Ministro de Energia e Minas do Equador, e teve como tema “Natureza, ‘economia verde’ e justiça ambiental: dilemas contemporâneos” (resumida em http://licaufs.blogspot.com.br/2013/05/conferencia-aborda-necessidade-de.html).

As mesas temáticas buscaram repercutir os possíveis desdobramentos da Conferência mundial da ONU Rio+20, realizada pouco menos de um ano antes, no Rio de Janeiro, e seguiram o estilo do primeiro Encontro, com títulos instigantes: “Políticas ambientais pós-Rio+20: qual deve ser a agenda?”; “Cinema ambiental e ecocrítica: abrindo os olhos do presente para garantir o futuro”; “Redes-bioma: desafios à organização e à comunicação em rede pós-Rio+20”; “A pauta ambiental pós-Rio+20: desafios aos jornalistas e aos meios de comunicação”. Desta vez, a diversidade de palestrantes foi ainda maior, com mesas compostas por pesquisadores, jornalistas e ativistas de ONGs ambientalistas de diferentes regiões do país, mediadas por professores do PPGCOM (mais detalhes em: http://licaufs.blogspot.com.br/p/programacao.html).

Nessa edição, o Encontro teve maior quantidade e diversidade de trabalhos inscritos, dos quais 49 foram selecionados para apresentação em dez sessões de comunicação oral, incluindo a modalidade de relatos de experiências locais. O conjunto de trabalhos abrangeu temáticas variadas: das controvérsias científicas sobre aquecimento global e mudanças climáticas à abordagem ecocrítica no cinema ambiental; da comunicação de riscos socioambientais ao ativismo político-ambiental e contra-agendamento midiático, entre outros (que podem ser consultados em http://licaufs.blogspot.com.br/p/anais-eica-2013.html).

Vale ressaltar que essas duas primeiras edições do EICA tiveram influência decisiva na aproximação de pesquisadores antes dispersos mas atuantes no campo da comunicação ambiental, e foram fundamentais para consolidar as articulações ora em andamento para constituição da Rede Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (RICA), a qual esperamos consolidar a partir da realização desta terceira edição.